Fevereiro Roxo & Laranja

O mês de Fevereiro trás duas cores fortes para nos conscientizar sobre os cuidados com a saúde, Fevereiro Roxo e Laranja.

Você conhece essas doenças ? Vamos falar um pouco sobre !

A cor roxa simboliza o combate ao Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus, doenças silenciosas nos sintomas e de avanço progressivo.

Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações.
Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.
Alzheimer tem como principal característica a perda de memória progressiva,não se sabe a causa da doença, mas o modo de ação dela vem normalmente de uma proteína chamada betamiloide, que se deposita no cérebro em algumas áreas específicas, vai formando placas e causando danos na comunicação dos neurônios.

A cor laranja simboliza o combate de Leucemia, a campanha visa conscientizar e educar a população sobre a importância de estar atento para os sintomas relacionados à doença.

A leucemia é uma doença que ataca os glóbulos brancos. Seu principal traço é o acúmulo de células doentes na medula óssea, ou seja, a leucemia é um tipo de câncer dos tecidos que formam o sangue. É também uma doença silenciosa, e pode causar sintomas como fadiga,perda de peso,infecções frequentes,sangramento fácil ou hematomas.
A campanha Fevereiro Laranja destaca ainda que a doação de medula também é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, é encontrado apenas um doador é compatível. Portanto, quanto mais doadores, maiores são as chances de compatibilidade entre pessoas.

É importante lembrar que o melhor cuidado é sempre a prevenção, em ambos os casos o diagnóstico precoce é a melhor alternativa, por isso ter acompanhamento médico regular somado a realização de exames regularmente, uma alimentação saudável e a pratica de exercícios são essências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima